sábado, 13 de setembro de 2014

Carência e os desafios do coração.


Nessas minhas incansáveis pesquisas sobre o comportamento humano cheguei a conclusão de que os desafios do coração são os mais difíceis de serem enfrentados.
Os desafios da falta de dinheiro e até mesmo da saúde, embora provoquem muito sofrimento, não são tão penosos como os desafios do coração.
Aliás, não tem padecimento maior do que um coração em pedaços, de um ser carente de amor.
Às vezes, me pego pensando no que eu poderia dizer para amenizar um pouco a dor de um coração ferido, de um peito dilacerado. Sei, até de própria experiência, que não é mesmo nada fácil curar a dor de uma carência. Porém, também sei, que é imprescindível curá-la. Mesmo que para isso leve tempo e exija árduo esforço.
E quando o desafio é carência não tem aquele que não se curve diante dessa ferida insuportável.
Por isso, cá estou eu, em minha humilde intenção, tentar passar uma palavra que possa, no mínimo, diminuir o sofrimento de quem passa pelos desafios do coração.
Antes de mais nada, quero esclarecer que carência não é frescura. Mas, sim, uma doença emocional que precisa ser tratada.
De uma coisa tenho certeza: não se cura uma carência arrumando alguém na vida. Pois que a carência não é a falta de alguém e, sim, a falta da gente em nós mesmos. Ou seja, a carência é a distância que estamos da nossa alma. 
Portanto, o primeiro passo para curarmos a carência é procurar amar a si mesmo. Mas o que é esse negócio de amar a si mesmo?
-Amar a si mesmo é se dar tudo aquilo que ansiosamente esperamos receber do outro. Pois, no fundo, a carência é uma necessidade que precisa ser preenchida, não pelo outro, mas pela gente mesmo.
Também, é importante que se entenda que carência não se cura a toque de caixa. A cura da carência é um processo longo que exige tempo e dedicação. E não tem conversa: enquanto não se resolve a carência não existe a mínima possibilidade da felicidade acontecer.
Embora a pessoa tenha de tudo; se ela estiver carente, vai continuar a se sentir triste e vazia.
Se você também se encontra carente comece já a trabalhar o seu mundo interior. Procure desenvolver sua auto estima e, acima de tudo, ame-se verdadeiramente. Pois só o amor pode curar todas as chagas do coração!

Carlinhos de Aruanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário