domingo, 13 de outubro de 2013

Pai de santo: o Sacerdote dos simples e humildes.


Pai de santo não é Deus para resolver todos os problemas humanos. Se nem Jesus conseguiu realizar tal façanha o que dirá, então, de um simples zelador de santo?
A função do pai de santo é orientar a pessoa para que ela possa encontrar a solução de seus problemas em si mesma.
Jesus veio ao mundo para mostrar o caminho e não para caminhar por ninguém.
Este é o verdadeiro sentido de todo bom pai de santo que se preze.
Infelizmente, muita gente acha que terreiro é tenda de milagres e que Exu é o grande realizador dos desejos humanos sobre a face da Terra. Quanto mais excêntrico mas poderoso é.
Tudo isso não passa de ilusão do povo que quer ter tudo na mão, claro, sem esforço. Paga para Exu fazer o serviço que compete a cada um fazer.
Não posso negar que as forças espirituais podem, sim, nos ajudar na medida do possível. Mas, daí, acreditar que Exu resolve tudo já é demais.
Vamos agir com mais consciência, minha gente, pra modo não se deixar enveredar pelos caminhos das fantasias perniciosas.
Obviamente, que existe um fundamento nos terreiros e que seus zeladores, quando comprometidos com o bem, podem e até devem estender seu auxílio ao próximo. Auxílio, este, que deve estar sempre pautado na base do equilíbrio e do bom senso.
E quanto ao uso de rituais e magia, compete a cada pai de santo dar a melhor direção a eles; sempre visando o bem que pode gerar aos demais. 
Quiçá possa Jesus ser o exemplo para todos aqueles que se prestam ao serviço de esclarecimento e amparo nas casas e terreiros espalhadas pelo mundo.
Que a figura boníssima e prestativa de um pai de santo seja semelhante ao amigo mais experiente que empresta sua luz interior para iluminar os passos vacilantes de seus irmãos menos esclarecidos!

Que Oxalá proteja e abençoe a todos

Skype: carlinhosdearuanda1


Nenhum comentário:

Postar um comentário