quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Inteligência social: um dom precioso.



Tenho muitos dons; mas de todos meus dons o que mais gosto é o da inteligência social. Ou seja, a capacidade de se relacionar bem com pessoas e situações.
Em minha opinião, saber lidar com gente é a coisa mais importante desse mundo. Afinal, somos seres sociais e a inteligência  no trato com pessoas é o que faz a diferença entre uma vida boa e uma vida sem graça.
Aliás, penso que quem não tem inteligência social, provavelmente, tem muita dificuldade em lidar consigo mesmo.
Obviamente, que inteligência social não é ser extrovertido, popular e falante. Pois isso é uma característica do temperamento de cada um. Tem gente que é calada, mas que tem um carisma fora do comum.
Ter inteligência social é saber chegar e sair de qualquer ambiente; é ter a sensibilidade de perceber a realidade dos outros e respeita-la sem ser invasivo.
Uma pessoa que tem inteligência social sempre promove o melhor e enxerga grandes oportunidades onde a maioria só vê o pior. Ela consegue tirar proveito de situações complicadas e, muitas das vezes, consegue reconciliar desavenças apenas com seu silêncio. Ela é uma diplomata por excelência.
Inteligência social não tem nada a ver com formação acadêmica. Eu mesmo só completei o ensino fundamental e nem fui um bom aluno.
Agora, o traço mais marcante em pessoas que tem inteligência social é, sem dúvida, o bom humor.
Como eu disse: tenho muitos dons. escrevo bem, converso com expressividade, sou médium, leio cartas; mas saber lidar com pessoas é, indiscutivelmente, a minha maior qualidade!

Skype: carlinhosdearuanda1  
https://www.facebook.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário