sábado, 17 de agosto de 2013

A arrogância limita. Mas a humildade abre caminhos.




Todo problema tem origem na arrogância e toda solução começa na humildade. A questão é saber o que é arrogância e o que é humildade.
A arrogância deriva da palavra "arrogar" que significa: não aceitar. Ou seja, o arrogante é aquele que não aceita os fatos como são. Ele parte de um pressuposto de que existe algo errado, o qual, ele precisa consertar.
Se a pessoa não aceita os fatos e os outros como são, provavelmente, irá querer fazer de tudo para modificá-los; segundo os padrões de certo e errado que ela tem. É justamente aí que começa a encrenca.
Pois este querer fazer de tudo para mudar as coisas de acordo com seus interesses pessoais é, sem dúvida, a atitude de adulterar a realidade através da ótica da ilusão.
Quando, por exemplo, você não aceita os fatos e as pessoas como são acaba brigando com eles o tempo todo. Sua vida fica uma porcaria e as pessoas se afastam do seu convívio porque você se torna uma pessoa difícil de se conviver.
O não aceitar não muda a realidade dos fatos. Apenas dificulta a relação com eles, cria uma barreira de entendimento e ainda impõe limites onde poderia existir relacionamentos mais abertos e nutritivos.
O arrogante é aquele que nega a si mesmo o direito de ser feliz.
Já, a humildade, é uma atitude facilitadora de bons relacionamentos. Pois ela parte do princípio que tudo está certo como é. Ela não se baseia em deverias e tem ques, mas na verdade de cada um.
Ser humilde não é ser o último da fila e nem tão pouco dar uma de coitadinho. Ser humilde é simplesmente aceitar os fatos e as pessoas como são. Ser humilde é estar sempre do lado da verdade. Pois a verdade vos libertará!      

Carlinhos de Aruanda
Email: carlinhosdearuanda@hotmail.com.br
Skype: pensandoarespeito@hotmail.com
https://www.facebook.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário