sábado, 3 de agosto de 2013

Impressionismo: a revolução através do pincel.


Degas

O que é o impressionismo tão exaltado pelos famosos pintores franceses senão a louvável atitude de transmitir ao mundo, através de imagens descompromissadas, a beleza da realidade íntima da alma?!
A própria expressão da palavra impressionismo, significa em essência, a impressão da sensibilidade mais profunda do ser.
Para muitos, as pinturas impressionistas, não passa de belos desenhos a retratar os costumes e sentimentos de uma época.
No entanto, muito mais do que belos desenhos, os artistas do impressionismo, buscavam registrar em suas telas fatos e acontecimentos de um momento crucial da humanidade.
Na verdade, pintores como Edouard Manet, Henri Toulouse-Lautrec, Claude Monet, Renoir, Paul Cézanne e tantos outros artistas impressionistas, deixaram marcado em sua telas,  a epopeia de um povo que aos poucos se libertava dos grilhões do preconceito sufocante.
A humanidade, até então, vivia como escrava de crenças medievais e conceitos arcaicos que lhes podavam os gestos e expressões naturais.
A sensualidade era vista como depravação e perversidade. A espiritualidade era concebida a cata de misticismo barato e prática de feitiçaria. A mulher não passava de mero objeto de uso doméstico e muitos acreditavam que ela não tinha alma.
Sensibilizados com a crueldade que era cometida em nome da religião e da falsa moral exibida pela alta sociedade; estes artistas do impressionismo, lançaram mão dos recursos da pintura para promoverem a libertação de um povo escravizado e amedrontado por dogmas e conceitos desumanos.
Incentivados e amparados por uma força oculta que lhes inquietavam a alma, se rebelaram contra o sistema vigente naquela época.
Romperam com os traços formais da figura morta de muitos acadêmicos e, a contra gosto, começaram a pintar telas que retratavam a vida viva de pessoas de carne e osso que apenas desejavam ser valorizadas e felizes.
Embora, muitos achem que o impressionismo revele apenas a vida social de uma época. O fato é que os artistas impressionistas foram verdadeiros revolucionários que romperam com a frieza do tradicional para reescrever a história da humanidade pelas cores da alegria e do amor!

Carlinhos de Aruanda
Skype: pensandoarespeito@hotmail.com    

Nenhum comentário:

Postar um comentário