segunda-feira, 26 de outubro de 2015

O especialista em fugas.


Sei que é muito comum as pessoas dizerem que ver a verdade dói e que, por essa razão, preferem mergulhar num mar de ilusões. 
Uns vão para as drogas e outros, porém, se entorpecem com sonhos e devaneios de toda sorte.
E você: o que faz para fugir da sua verdade?
Não tenha vergonha de assumir. Pois fugir da verdade é algo muito comum entre os humanos.
A questão é saber até que ponto fugir é uma estratégia funcional ou não. Será que enfrentar a verdade frente a frente não seria, talvez, a melhor alternativa?!
Analisando os prós e os contras, cheguei a conclusão de que a fuga apenas piora a situação. Enquanto que enfrentar a verdade, seja ela qual for, é sempre a melhor saída.
Claro que sei, também, que tomar essa decisão nem sempre é tão simples assim. Ademais, as consequências, principalmente no primeiro instante, não são nada agradáveis.
Porém, se olharmos os resultados a longo prazo, constataremos que optar pela verdade é a escolha mais sensata e funcional.
Se apoiar em ilusões é muito perigoso. Pois as escoras que sustentam a estrutura do castelo da ilusão, com o tempo apodrecem e o teto tende a desmoronar sobres nossas cabeças.
Já, a verdade, é como a casa construída sobre a rocha firme; além de segura, nos garante a estabilidade emocional tão importante para enfrentarmos as tempestades da vida.
Não sei do que você está fugindo e nem o critico por isso. Aliás, assim como você, também sou um especialista em fugas. Mas de tanto fugir, aprendi que assumir a verdade é mais funcional e dá menos trabalho. Fugir demais cansa.
E mesmo que a ilusão lhe pareça a melhor saída, no fundo, ela não passa de uma miragem no deserto da mente!

Carlinhos Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário