quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

A palestra de Manuela.


Imagem relacionada
A palestra de Manuela
Continuação do livro "Coração rebelde"
Por Carlinhos de Aruanda


A sala estava cheia. Em breve começaria a palestra sobre a magia do amor que Manoela, uma terapeuta da luz, iria ministrar. Carmem Lucia e suas duas amigas já estavam acomodadas em suas respectivas poltronas.
-Boa noite a todos -começou a falar a palestrante da noite- é com prazer que venho hoje aqui falar um pouco sobre a magia do amor. Aliás, não há magia mais poderosa do que essa. Primeiramente é importante entender que magia é antes de mais nada algo que encanta e seduz. E em se tratando de amor é ai que tem que encantar. Caso contrário, não é amor é opressão. A magia do amor está no encanto, na sedução, naquilo que dá prazer e faz bem. Se a relação não tem nada disso, ela pode ser tudo, menos amor. Infelizmente, muitos acreditam que amar é se apossar um do outro como se fosse um jogo de domínio. Ou seja, se eu te amo você me pertence, então, tenho total domínio sobre você. É por essa razão, que a maioria dos relacionamentos sempre acabam em dor. Alguém sempre acaba machucado. Também pudera, é cobrança e mais cobrança. A ponto da relação se tornar algo insuportável.
Agora eu pergunto a vocês -disse a palestrante olhando fixamente para a platéia- pode alguém ser feliz nessas condições? Pode um relacionamento ir pra frente quando ele é mergulhado em cobranças, ciúme exagerado e desrespeito?
 Um silêncio pairou no ar. Carmem Lucia identificou-se de imediato com as palavras da palestrante Manoela. Lembrou-se o quanto tinha sido possessiva, arrogante, autoritária, enfim, o quanto tinha sido imatura em seus relacionamentos amorosas.
-Mas antes de nos aprofundarmos nesse tema interessante que é o amor, é fundamental refletirmos um pouco mais sobre o poder do pensamento. Mas o que tem a ver o poder do pensamento com amor? Tudo. Pois se a força do pensamento é uma usina viva a criar energia, obviamente, que aquilo que pensamos sobre amor e as nossas atitudes amorosas criam, naturalmente, as energias que permeiam nossas vidas. Se uma pessoa, por exemplo, tem crenças negativas em relação ao amor, age de modo imaturo e ainda é possessiva, nem é preciso dizer que a vida amorosa dela vai ser uma desgraceira daquelas. Concordam? 
-Muitos riram e concordaram com a palestrante.
-Quem pensa que o modo de pensar não influencia a vida amorosa, está completamente enganado -continuou Manoela- o pensamento é a basa da relação entre as pessoas. É por isso que tem muita gente que não vai pra frente na vida amorosa nem com reza brava. Gente de boa aparência e inteligente, mas que se esquece de cuidar da sua auto estima e que faz pouco caso da educação emocional. Ai não tem Santo Antônio que dê jeito. Poucos são aqueles que param pra pensar que desenvolver a "inteligência emocional" é a coisa mais importante na vida. Principalmente, para o amor. Costumo dizer que a inteligência sem amor leva a crueldade, mas o amor sem inteligência leva a perdição. Não adianta atrair um amor na vida, é preciso saber mantê-lo. E como?
 Certamente, muitos gostariam de saber como manter um amor e com qualidade.
-Aprendendo a amar com inteligência e prazer. Parece pouco? Mas não é. Pois a maioria ainda vive estacionada na ignorância afetiva. E é por isso que vocês estão aqui, vivendo temporariamente nessa comunidade de regeneração amorosa. Aliás, só vem pra essa comunidade quem precisa se regenerar afetivamente, educar suas emoções. Acho que é o caso de vocês, não é?
 Risos ecoaram pelo teatro.
 Carmem Lucia ouvia atentamente cada palavra proferida pela palestrante da noite. Estava feliz pela oportunidade de aprender novas lições sobre a magia do amor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário