sábado, 23 de janeiro de 2016

Iansã, a rainha dos ventos.


Falar de Insã é falar de força, renovação e atitude. E atitude é, sem dúvida, a principal características das filhas de Iansão. Sabe aquela coisa de rodar a baiana? Pois é, filha de Iansã chuta mesmo o pau da barraca.
Aliás, pra quem não sabe Iansã é a rainha dos ventos, da tempestade. Quando ela chega, ninguém fica parado.
É, minha gente, Iansã é assim mesmo: extrovertida, sensual, faceira, briquenta, sedutora, decidida, enfim, irresistível. Iansã levanta poeira.
Às vezes, Iansã é meia louca e fala sem rodeios. Quem é filha de Iansã sabe bem do que estou falando. Filha de Iansã não leva desafora pra casa. 
Agora, se tem uma coisa que tira do sério as filhas de Iansã é cair na rotina. Não tô falando aqui daquela rotina comum da vida tipo: cuidar da casa, trabalhar. Isso as filhas de Iansã gostam bastante. Falo, sim, daquela rotina de uma a vida a dois sem graça, sem prazer. Ai elas perdem a linha mesmo.
As filhas de Iansã, assim como a própria Iansã, gostam de se movimentar. Gostam de dançar, passear, conhecer pessoas, enfim, gostam de badalar.
Filhas de Iansã também gostam de chamar atenção. Às vezes, arrumam até encrenca por causa disso, pois acabam provocando o ciúme nas outras. E não adianta, filha de Iansã é mesmo exibida, adora ser paquerada e bajulada pelos homens.
É por isso, que quando Iansã baixa no terreiro as mulheradas já caem na dança. Colocam a mão na cintura e se deixa levar pelo ponto cantado desse maravilhoso Orixá.
Filha de Iansã é fogo, minha gente, temperamental e ciumenta. Não mexam com o homem de uma filha de Iansã, pois filha de Iansã não admite traição e se vinga mesmo.
Iansã é um Orixá muito poderoso e quando chega faz barulho, ninguém fica parado. Sua função é retirar as cargas pesadas e espalhar alegria onde pisa. Recolhe as almas perdidas e sem rumo. Ampara os homossexuais e as mulheres da vida. Tem um coração maior que o mundo. Salve Iansã!

Carlos Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário