quarta-feira, 5 de março de 2014

Ética: um tesouro da Alma.



Sei que hoje em dia esse negócio de ética parece ter ficado meio esquecido.
Tem muitos que até confundem ética com etiqueta. Só que uma coisa não tem nada a ver com outra.
Ética é a base do bom relacionamento social que visa o melhor entendimento entre todos; enquanto que etiqueta é a preferência de um estilo comportamental, geralmente, restrito a uma cultura ou época específica.
Posso ter etiqueta, mas não posso ter ética. Pois que ética não é um produto que se pode adquirir nos mercados da vida.
Ética é simplesmente uma postura que desenvolvemos ao longo da existência.
Então, o correto é dizer assim: eu sou ético (do verbo ser).
Sou ético quando levo em consideração todo o contexto em que estou inserido. Ou seja, quando primo minhas atitudes segundo a ótica da minha alma sobre as coisas e pessoas que dividem comigo o mesmo sagrado direito de existir.
Quem age por ética tem sempre como base o melhor. 
Viver com ética é respeitar o próximo mesmo ele não estão próximo. É agir com gentileza sem esperar nada em troca. 
E se ainda houver alguma dúvida a respeito do verdadeiro significado da ética recorde as sábias palavras de alguém que foi a pessoa mais ética que já pisou nesse mundo: "não faça ao outros aquilo que não gostaria que lhe fizessem"!

Carlinhos de Aruanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário